Central de Regulação do Malhado vai incluir outros serviços de saúde

Reforma está para ser concluída
Secom/Gidelzo Silva

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) pretende reinaugurar até o final deste mês de agosto, a Central de Regulação, que funcionará num prédio de três andares, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 209, no Bairro do Malhado, em frente à Colônia de Pescadores e Aquicultores. No local, serão disponibilizados os servidos da Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica bem como de Combate à Dengue.  “E também iremos transferir todo o arquivo da secretaria para salas especiais, que oferecem garantia da manutenção destes documentos”, afirmou o titular da Sesau, Antônio Ocké.

Durante visita ao imóvel, na terça-feira, dia 5, o secretário vistoriou as obras e solicitou urgência para o término dos serviços, pois, devido a alta demanda de atendimentos, se faz necessário oferecer condições essenciais para os servidores e para o público em geral. “Aqui neste prédio, pelo que foi determinado pelo prefeito Jabes Ribeiro, além de podermos oferecer mais conforto a todos, temos também a certeza de que agilizaremos ainda mais o atendimento”, destacou Ocké.

O complexo regulador, explica Antônio Ocké, congrega um conjunto de ações do acesso à assistência, responsável pela regulação do atendimento pré-hospitalar de urgência, realizado pelo Samu. Já a Central de Regulação de Internações é responsável pelo controle dos leitos hospitalares dos estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS. A Central de Regulação de Consultas e Exames coordena o acesso dos pacientes às consultas especializadas, aos Serviços de Apoio à Diagnose e Terapia (SADT), bem como aos demais procedimentos ambulatoriais especializados.

O departamento de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação de Ilhéus consiste num instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde. A finalidade do setor é a organização do conjunto de ações de regulação do acesso à assistência, de maneira sistemática, buscando adequar a oferta dos serviços de saúde em seus diferentes níveis de complexidade. As atividades estão relacionadas à gestão do acesso aos serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares contratualizados pelo SUS, ofertados em Ilhéus ou em município de referência. Com isso, a autorização de internações hospitalares, após avaliação dos médicos, permite aos pacientes realizar os procedimentos hospitalares.